Notícias

Cursos e Eventos

Nossos Membros

Eventos da Rede

Simi completa seis anos promovendo a transferência tecnológica no estado de Minas Gerais

Criado em 12 de dezembro de 2006 pelo Governo de Minas o Sistema Mineiro de Inovação (Simi) está completando seis anos de atuação, promovendo a convergência das ações governamentais, empresariais e acadêmicas, alinhando demandas, ofertas tecnológicas e recursos de fomento à inovação. Trata-se de um projeto coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

“Minas sai na frente no modelo de desenvolvimento pautado pela inovação. O Simi interpretou este sentimento com precisão e, por isso, se destaca nestes seis anos de existência como elemento estimulador do empreendedorismo e da pesquisa. Sua ação contribui, sensivelmente, para unir em um único objetivo, a academia, o Governo e a iniciativa privada no desenvolvimento de novos desafios que resultarão na geração de riqueza e conforto social para os mineiros”, destaca o secretário de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues.

Avaliação semelhante é feita pelo secretario-adjunto da Sectes, Evaldo Vilela, um dos idealizadores do Simi. “É importante mostrar para o mercado as melhores teses e trabalhos que estão sendo criadas dentro das universidades”, explica.

Vilela acredita que o ambiente de inovação tecnológica no Brasil ainda é pouco desenvolvido, uma vez que está associado à importação de equipamentos. Ele defende que o entendimento que a comunidade empresarial possui sobre o processo de inovação tecnológica ainda é muito básico e, por isso, se faz necessário instituições que facilitem a interação entre pesquisa e mercado.

Segundo Vilela, o Simi foi uma enorme novidade por ser o primeiro sistema estadual de inovação no Brasil. “Muito se falava sobre as dificuldades de interação entre os atores que possibilitam a inovação, mas nada tinha sido proposto para solucionar o problema até então. O Simi foi a proposta do governo em resposta a essa demanda”, explica.

Vicente Gamarano, subsecretario de Ciência, Tecnologia e Inovação deseja longa vida ao Simi. Na opinião dele o Sistema tem demonstrado elevada relevância na implantação em Minas Gerais de um ambiente de inovação com resultados que merecem ser comemorados pela academia, Governo de Minas e pelo setor produtivo.

Fonte: Sistema Mineiro de Inovação – SIMI

Disponível em: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/simi-completa-seis-anos-promovendo-a-transferencia-tecnologica-no-estado/

Acesso em 07/01/2013

Busca

Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS
Sala 105
Campus Universitário – UFV
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Contato: (31) 3899-1421 – coordenacao@redemineirapi.com