Notícias

Cursos e Eventos

Nossos Membros

Eventos da Rede

Primeira patente verde do Brasil é tema de reportagem na TV Cultura

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis pode ser um diferencial importante para os negócios. Por isso, empresas vêm apostando nesse caminho e o INPI apoia tais ações pelo programa Patentes Verdes, que reduz o tempo de exame dos pedidos de patentes de invenção nas categorias de energias alternativas, transporte, conservação de energia, gerenciamento de resíduos e agricultura. A empresa que obteve a primeira patente verde no Brasil terá sua experiência contada no próximo domingo (24/11), às 17h30, na TV Cultura.

A reportagem vai explicar a tecnologia, que consiste em um processo de tratamento de resíduos sólidos que reduz o impacto ambiental e gera energia elétrica. A invenção é baseada na tecnologia da pirólise, uma espécie de combustão realizada na ausência de oxigênio que reduz a produção de gases tóxicos, como os óxidos de nitrogênio e de enxofre e o monóxido de carbono.

Além de gerar menos impactos que os processos de incineração e combustão, a pirólise produz outros gases, como o hidrogênio e o metano, que, devido ao seu alto poder calorífico, podem ser encaminhados para um combustor ligado a um gerador para a produção de energia elétrica.

Conheça aqui mais detalhes sobre o Programa Patentes Verdes.

Publicado por: CGCOM
Fonte: Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)
Disponível em: http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/primeira_patente_verde_do_brasil_e_tema_de_reportagem_na_tv_cultura
Reportagem YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=PW-iNABiVD8 

Busca

Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS
Sala 105
Campus Universitário – UFV
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Contato: (31) 3899-1421 – coordenacao@redemineirapi.com