Notícias

Cursos e Eventos

Nossos Membros

Eventos da Rede

BIOSTARTUP LAB lança o primeiro desafio maker para pesquisadores do Brasil

A Biominas Brasil, por meio do BioStarup Lab, programa de pré-aceleração de empresas especializado em ciências da vida, abre inscrições para o primeiro desafio maker para pesquisadores do Brasil, a BIOMAKER BATTLE. Trata-se de um desafio científico para projetos de pesquisa em ciências da vida com o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros e criar oportunidades para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções para problemas reais nas áreas de saúde humana, meio ambiente, agronegócio e saúde digital.

O “desafio traz características do movimento maker e da cultura startup para o contexto da pesquisa em ciências da vida”, explica Rafael Silva, coordenador do BioStartup Lab. O movimento maker é a versão tecnológica da cultura do faça-você-mesmo (do it yourself) que dissemina a convicção de que qualquer pessoa é capaz de criar e encontrar soluções para consertar coisas simples do dia-a-dia ou até mesmo resolver grandes desafios do mundo atual. E “se você observar bem, irá perceber que o pesquisador é por natureza dotado do espírito maker e o que vamos fazer é empoderá-lo, dando novo sentido e protagonismo para o seu trabalho científico”, enfatiza Silva.

Enquanto pessoas makers têm como ferramentas a sua perseverança, a vontade de aprender e de fazer acontecer, o pesquisador pode também contar com as pesquisas e seu vasto conhecimento científico como poderosas matérias-primas. O que ele precisa é saber aplicá-las da melhor maneira para, então, alcançar os melhores resultados. E é isso que vai acontecer na BIOMAKER BATTLE.

No evento que terá duração de um dia, as equipes de pesquisadores participarão de workshops e mentorias de curta duração e, em paralelo, serão desafiadas a construir e apresentar para uma banca de avaliadores um modelo de aplicação que demonstre o potencial da sua pesquisa na resolução de, pelo menos, um problema da sociedade atual.

Para participar, os pesquisadores devem inscrever um projeto de pesquisa de ciências da vida concluído ou em andamento. Serão selecionadas 15 equipes de pesquisadores que devem ter de dois a quatro membros. A equipe vencedora, além do reconhecimento será premiada com a garantia de uma vaga na segunda rodada do programa BioStartup Lab. O BioStartup Lab foi lançado em 2015 e em sua primeira rodada recebeu inscrições de mais de 500 empreendedores e pesquisadores provenientes de 54 instituições de pesquisas e de 6 países. Apoiou 69 deles a criar modelos e a estratégia viável para transformar suas ideias e pesquisas em soluções com potencial de mercado. Entre os participantes selecionados, estavam pesquisadores da UFMG, USP, UFRJ, UFOP, FUNED e Fiocruz.

A BIOMAKER BATTLE é uma das atividades de inspiração engajamento do BioStartup Lab e dá a chance para que pesquisadores possam ir além das bancadas do laboratório, assumindo a posição de protagonistas das inovações no mundo atual. As inscrições para o desafio vão até o dia 06 de Junho e podem ser feitas pelo site do BioStartup Lab. O resultado com os projetos e pesquisas selecionados será divulgado no dia 10 de Junho e o desafio acontece no dia 16 de Junho, em Belo Horizonte.

Sobre a Biominas Brasil

A Biominas Brasil é uma instituição especializada em soluções para negócios em ciências da vida. Com uma atuação nacional e internacional, tem em seu core business iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à inovação. Atua no desenvolvimento de projetos que contemplam todas as etapas do negócio, da ideação à expansão, através de suas três áreas de negócios: Empreendedorismo, Consultoria e Relacionamento.

Sobre o BioStartup Lab

Programa de pré-aceleração de startups criado pela Biominas Brasil e pelo Sebrae Minas, é o primeiro e único no Brasil especializado em startups de ciências da vida. Em rodadas de 12 semanas, o BioStartup Lab estimula o processo criativo e apoia empreendedores que querem acelerar a transformação de suas ideias ou aplicar seus conhecimentos em novas soluções para as áreas de ciências da vida: saúde humana, agronegócio/saúde animal, meio ambiente e digital health.

O programa foi lançado em 2015 e encerrou as inscrições para usa primeira rodada com mais de 500 empreendedores candidatos provenientes de 95 cidades, 6 países e 54 instituições de pesquisa. Foram selecionadas 21 startups que foram aceleradas de janeiro a abril de 2016. As inscrições para a próxima rodada já estão abertas.

Sobre o Laboratório Aberto – SENAI

O Laboratório Aberto – SENAI é um espaço voltado a pessoas com perfil maker, que tenham interesse em experimentar e colocar a mão-na-massa para tirar suas ideias do papel. Esse espaço colaborativo é aberto a toda comunidade, que poderá utilizar a infraestrutura e apoio técnico do Lab nesse processo de criação. Através da prototipação de novos produtos, processos e negócios, o Laboratório Aberto propicia o fortalecimento de ecossistemas de inovação.

Busca

Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS
Sala 105
Campus Universitário – UFV
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Contato: (31) 3899-1421 – coordenacao@redemineirapi.com