Notícias

Cursos e Eventos

Nossos Membros

Eventos da Rede

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

NIT-UFTM

Tradicional no estudo da saúde, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, foi fundada em 1953, obtendo autorização para o funcionamento do Curso de Medicina a partir de 1954. Desde a sua fundação, desenvolveu-se nos aspectos quantitativo e qualitativo, criando e fazendo funcionar, a partir de 1989, o Curso de Graduação em Enfermagem, e a partir de 2000 o Curso de Graduação em Biomedicina, bacharelado. Em 2006, foram implantados os Cursos de Graduação em Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Licenciatura em Letras Português/ Espanhol e Português/ Inglês.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro oferece, em nível de Pós-graduação Lato Sensu, dezenove Programas de Residência Médica em diversas especialidades e dois cursos de Especialização. Em nível de Pós-graduação Strito Sensu, criou em 1987, o curso de Pós-graduação Mestrado em Patologia Humana e, hoje, oferece Mestrado e Doutorado em Patologia (com 04 áreas de concentração) e em Medicina Tropical e Infectologia (com 02 áreas de concentração). Desde 1987, é oferecido o Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Tropical com 10 vagas anuais, onde são recebidos alunos de toda a América Latina. Em função da alta demanda e buscando a concretização da sua proposta de ampliação das atividades de ensino na área de saúde, em 1990 a UFTM obteve autorização para criar o CEFORES – Centro de Formação Especial em Saúde, com o objetivo de formar técnicos para atuar nos serviços de saúde, oferecendo atualmente cinco cursos técnicos.

Em relação ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFTM – NIT/UFTM -, este está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e à Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI). Seus objetivos são:

  • dar apoio às ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia;
  • zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
  • avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa;
  • avaliar solicitação de inventor independente para adoção de invenção;
  • opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição;
  • opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual;
  • acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição.

Atualmente, a coordenadora do NIT-UFTM é o Professora Monica Hitomi Okura.

Contato

E-mail: nituftm@pesqpg.uftm.edu.br
Site: http://www.uftm.edu.br/

Busca

Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS
Sala 105
Campus Universitário – UFV
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Contato: (31) 3899-1421 – coordenacao@redemineirapi.com