Notícias

Cursos e Eventos

Nossos Membros

Eventos da Rede

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS

Em 2008, por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (CEFET), 75 unidades descentralizadas de ensino (UNED), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

No Sul de Minas Gerais, as escolas agrotécnicas federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de Ensino Médio e técnico, foram unificadas. Nasceu, assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) que, atualmente, possui 6 (seis) campi: Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, e 2 (dois) campi avançados: Carmo de Minas e Três Corações, além de núcleos avançados e polos de rede em diversas cidades da região.

O Instituto oferta cursos de ensino médio integrado, técnicos, cursos superiores de tecnologia, licenciatura, especialização, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu e cursos de Educação à Distância, atuando no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

O NIT foi criado pela Resolução 075/2010, aprovada pelo Conselho Superior desta Instituição, que tratou de seu Regimento Interno. Está sediado na Reitoria, alocado na Pró-reitoria de Pesquisa, Pósgraduação e Inovação – PPPI, estrategicamente localizado no município de Pouso Alegre, interligando toda a estrutura dos campi através de 6 (seis) Escritórios Locais de Inovação e Transferência de Tecnologia – ELITT, criados através da Resolução 07/2015, onde se inicia a execução de todos os procedimentos internos para garantir a proteção dos produtos e/ou processos gerados no instituto, por meio dos pedidos de registro e proteção em órgãos governamentais competentes além dos trâmites referentes a transferência de tecnologia.

Recentemente, atuando como Polo EMBRAPII – Agroindústria do Café, sediado no Campus de Machado, com o objetivo de transferirmos tecnologia para a indústria, através de máquinas e implementos e torra e moagem de café.

Constitui-se missão do NIT: “fortalecer o relacionamento do IFSULDEMINAS com a comunidade, envolvendo órgãos de Governo, empresas e demais organizações da sociedade civil, com o objetivo de criar oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações e promover, como estratégia deliberada, a transferência do conhecimento em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do País”, em acordo com o disposto no Art. 16 da Lei de Inovação.

Atualmente está sendo coordenado pela servidora Adélia Mª Spacek Dantas de Oliveira e mais 6 (seis) coordenadores dos ELITT.

Contato

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 – Bairro Medicina – CEP: 37550-000 – Pouso Alegre/MG

Telefone: (35) 3449-6185
Fax: (35) 3449-6151
E-mail: nit@ifsuldeminas.edu.br
Site: http://www.ifsuldeminas.edu.br

Busca

Rede Mineira de Propriedade Intelectual

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS
Sala 105
Campus Universitário – UFV
Viçosa/MG – CEP: 36570-900
Contato: (31) 3899-1421 – coordenacao@redemineirapi.com